Ilha Comprida: É muito bom morar aqui. Mas…

Ilha Comprida: É muito bom morar aqui. Mas…

Ah! Ilha Comprida, te namorei por 19 anos, até tomar coragem e realizar o sonho de morar aqui. Foram poucas as vezes no ano que deixei de te visitar. Mas por eu ser acomodado, não te conheci ainda por inteira. Tu és linda, és bela! Mas vai ainda uns bons meses pra eu visitar tudo. Ainda sei pouco.

O ano era 2003 quando estive pela primeira vez nesse lugar, chamado por muitos no interior e capital do estado, de fim do mundo, longe né! rsrs, Talvez por ser longe, comparando as praias mais ao norte do estado e pela dificuldade maior para chegar é que faz de Ilha Comprida uma completa paz.

Buscando um pouco de aconchego e descanso mental em 2022 consegui realizar o tão sonhado “morar na Ilha” mas e aí, será que é bom mesmo?

Bora lá, vou contar um pouco desses quase um ano morando aqui.

Ao chegar de malas prontas na Ilha, procurei um lugar para ficar, por um momento confesso que bateu um arrependimento. A primeira coisa a se fazer quando chega em uma cidade é procurar um hotel, pousada, pensão, coisa assim ou como queira chamar. “E a busca via Google, ou My Brazil aqui não é boa, os estabelecimentos não cadastram ou então não atualizam”.

Não era muito tarde, talvez 22h, precisei bater em algumas portas para conseguir me hospedar, mas maravilha, deu certo, uma pessoa me atendeu bem e lá fiquei por alguns dias. Mas antes fui mal atendido por um, outros não atende no local nem nos números mencionados na entrada.

Foram 40 ou 50 dias até eu conseguir comprar uma casa, olhei vários imóveis, até encontrar uma que muito me agradou, a corretora virou amiga, exemplo de pessoa e referencia de profissionalismo na área dela.

Comecei a comprar, cotar, materiais para deixar a residência ao meu agrado. Foi ali que comecei a conhecer Ilha Comprida, e coloco nesse bolo a cidade de Iguape também.

Conhecida pela paz, simplicidade e beleza, mas marcada por pessoas despreparadas no atendimento. Não, isso aqui não é apenas uma critica as pessoas, aos profissionais, é uma dica, um alerta. Quem sabe uma central de curso preparatório, Sebrae, sei lá, algo assim.

Mas de quem é a culpa, por você ir no mercado não ser bem atendido, ir na farmácia, e sair pior que entrou pois a cara da atendente te assusta, abastecer o carro, ir na loja, material de construção, ar condicionado, piscina, vidraçaria, serralheria, bar, lanchonete, restaurante, pizzaria. Putz pizzaria, altas histórias.

Mas o pior, comida japonesa; um atende mais ou menos, mas os produtos não são bons, outro tem os produtos bons, mas fica torcendo para que ninguém entre, pois não é possível atender alguém assim. E tem um que quer que você coma o que ele escolhe, rsrsr é isso mesmo, o indivíduo te impõe o que ele quer ou o que ele já tem pronto, sei lá.

Sou empresário, comerciante também, não sou nenhum expert, mas na minha humilde opinião a culpa é mais do empresário do que dos trabalhadores dessa região. Beleza, lá na capital ou grandes metrópoles temos como escolher colaboradores, você anuncia uma vaga e chove currículos. Você seleciona se quer alguém mais preparado ou alguém que você treina conforme a cultura de sua empresa, claro tudo tem um preço.

Nessa região, por ser, não digo longe, pois é apenas 200 km da capital, mas tem uma pequena rotatividade, e isso encarece as coisas, mercadorias já chega aqui mais caro. No final o cliente vai comer uma porção de batata frita, já paga mais caro, pois chega aqui mais caro. Tudo bem, é praia, é mais valorizado mesmo, turismo, etc. E os moradores? Eles também são prejudicados com o alto preço.  Talvez um clube de descontos para moradores? “Vou fazer isso, no primeiro negócio que eu abrir aqui na Ilha”.

Não estamos desfocando não, tudo tem a ver, mas vamos voltar ao despreparo do colaborador dessa região. O produto chega caro, o comerciante põe o lucro, taxas e impostos e acaba pagando muito pouco ao colaborador. Me corrijam se eu estiver errado, comentem no final do artigo. Mas esse não é o principal ponto.

Acredito que a empresa deve ser responsável por um treinamento, para o trabalhador seguir a cultura imposta pelo estabelecimento. Não acham? Em meus negócios, acredito que não da forma totalmente assertiva, mas fazemos isso, tem que haver um prazo para adaptação desse colaborador, alguns não vão mesmo passar, mas a maioria é apenas dar uma direção.

Talvez estamos pensando pequeno, não passando o que aprendemos para as outras pessoas, porque? Medo de concorrência? Não creio que ainda exista isso! O fato é que temos de nos mexer.

E outra, existe os níveis de cliente, e vários canais de reclamação que podem denegrir a imagem de seu negócio, por exemplo o Google Meu Negócio. Sai mais barato sempre fazer o certo. Vamos ver alguns tipos de clientes, as vantagens e desvantagens?

  • Aquele cliente que reclama, é bom, ele te dá o feedback, te dá a chance de poder consertar. Esse ainda volta;
  • O Cliente que não reclama, ele apenas vai embora. E não volta mais;
  • Tem cliente que não reclama para você, mas detona sua empresa nas redes sociais e Google. Esse não volta mesmo.

Eu sou do tipo, que não reclamo, só me chateio e vou embora, procuro não voltar, mas as vezes não tem opção. Mas se a opção surgir, se a concorrência aparecer. Você perdeu, e acredito que não será só a mim, não sou o chato, nem exigente, é o mínimo. Um estabelecimento deve criar o propósito, a missão, visão e valores e seguir. Um bom planejamento sempre é bom. Inclua os seus colaboradores na estratégia, use eles a seu favor.

Para colocar um cliente dentro do seu estabelecimento, existe um preço, você gasta, com fachada, com uma boa imagem, com uma boa localização, com marketing: Sendo redes sociais ou mídia paga, outdoor, evento, carro de som, panfletagem, rádio ou até mesmo televisão. Então de certa forma cada cliente tem um valor investido. Correto?

Mas esquecemos de fazer o investimento em time, em colaboradores, essa galera sim tem valor, eles são o braço do dono ou da gerencia, enfim, tem que dançar conforme a cultura da empresa, se você os treina mal, ou nem da treinamento, sua empresa vai mal.

E te falo, essa não é a parte difícil. Ao contratar, coloque uma função a outro colaborador que você julga bom, acompanhar esse novo integrante do time, passar tudo sobre seu negócio. Só assim você vai conseguir cobrar dele, quando necessário.

Estou chegando agora, não sei, mas deve haver algum sindicato, talvez encontrar o órgão certo e darmos treinamentos para capacitar essas pessoas. Automaticamente os comerciantes vão valorizar mais esses trabalhadores por poder dar um melhor resultado. Isso aqui é lindo, da pra concertar.

Vou corrigir! Não estou generalizando, existe muitos estabelecimento bons, muitos profissionais exemplares, mas falo isso pois a maioria está despreparada. E a culpa é dos próprios empresários. Talvez a prefeitura, tem sua culpa, caso já não tenha algo para capacitação de trabalhadores.

Mas a dica para a galera toda de nossa região é, procure por cursos online, hoje está fácil, tem até cursos gratuitos, por exemplo Etus Academy, Portal Sebrae,  entre outros.

Veja nesse artigo “Os 6 Princípios do Bom Atendimento ao Cliente” achei interessante, mas também podemos falar sobre isso aqui.


Atualização 07/04/2023
Hoje, feriado, Sexta Feira Santa, resolvemos pedir o almoço, mudar um pouco, sujar menos a cozinha, enfim, curtir uma preguiça, rsrs. O meu barraco fica a 30 metros do portão, por isso coloquei um interfone e também uma campainha para garantir, pois a umidade no litoral danifica muito aparelhos eletrônicos, e pela distancia fica difícil ouvir alguém chamar.

Ansioso esperando o entregador, resolvi olhar nas câmeras e notei uma moto na rua, abri a porta e consegui ouvir buzinas de moto, fui até lá, a entregadora já estava preste a ir embora. Fiquei indignado, pensei: ela não tocou o interfone. Não questionei, vai estragar o meu dia e o dela também. Ela saiu eu testei o interfone e campainha, tudo ok, então fui olhar as gravações das câmeras, rsrrs. A pessoa, não desceu da moto, ficou na rua buzinando e fazendo gestos de ir embora.

K@r$lh& será que eu estou errado, mal acostumado, ou aqui é mesmo diferente. Talvez seja eu que preciso me adaptar. Não sou daqueles que pensam que “Cliente tem sempre a razão”. Não! Eu acho que direitos devem ser iguais, ninguém está fazendo favor a ninguém, é uma troca, eu pago para ter o almoço, eu pago para receber ele em casa.

Assim é com os meus serviços, pessoas me pagam para eu entregar um serviço, e assim eu tenho a obrigação de fazer, pois estou recebendo por isso. Não estou fazendo o favor para o meu cliente.

Falo de novo, não vou generalizar. Sobre os entregadores, tem uma galera boa aqui, uma rapaziada que faz entrega para o Mercado Livre, são muito bons. Os entregadores do Supermercado Monte Carlo bem profissionais. Resumindo tem colaboradores bons também.


Atualização 18/12/2023
Andei sumido das críticas aqui, mas vamos lá, escrever mais um pouquinho. As experiências com o mal atendimento continua. Lava Rápido, Lava Jato ou Lava Car, acredito que cada região usa chamar de um jeito, enfim, lavar o carro em um estabelecimento desses, não rolou, ainda não consegui na Ilha. Um rapaz veio lavar aqui em casa, o pessoal de uma mecânica levou para lavar em Iguape, mas os comércios de limpeza veicular da cidade ainda não funcionou pra mim. Eu devo ter uma cara muito ruim, não é possível, não querem meu dinheiro, ou estão seguros que eu não tenho, rsrrs.

Foram três situações de despreparo. Se um cliente chega em um estabelecimento meu, e acontecer de eu não ter horário, eu ofereço o próximo que tenho, seja no dia seguinte ou na semana seguinte, a galera simplesmente fala com tom ríspido, “estou sem horário”. Só? Nunca mais vai ter?

Não, eu não disse isso, apenas virei as costas, parti para outro que mencionou “só hora marcada”, ok, podemos marcar? Eu perguntei. Ele fala; Anota o meu zap, depois me chama! Eu pensei, putz, ele bem que poderia olhar na agenda e marcar. Mas resolvi tentar outro, este achei no google e adicionei o WhatsApp, a pessoa falou que buscaria em minha residência. Eu disse, posso levar e esperar. A pessoa responde: Não! A gente busca e depois te entrega, rsrsr ‘krai’ condutas entranhas, não posso levar? Realmente não estou adaptado a este mundo.


Atualização 21/05/2024
Putz, minha ponte! Minha não, nossa! Quando comprei minha casa, já existia em frente uma ponte de concreto. Ponte para passar sobre um pequeno canal que dá acesso a praia.
Em Outubro ou Novembro de 2023 essa ponte caiu com duas pessoas sobre ela. Foi um susto mas nada mais que isso. Eu fui atrás de orçamento e mão de obra para fazer outra ponte, mas como já mencionado acima, aqui fazemos favor para os comerciantes. Fora a dificuldade de encontrar materiais aqui, a falta de interesse dos comerciantes de vender é grande. Eu queria ter o direito de expor aqui conversas e prints, vocês não estão ligados, é surreal rsrsr.

No mês de Dezembro, em uma troca de ideia com um amigo ele mencionou que a prefeitura realizaria esse serviço de repor a ponte. Ele mesmo me deu a força de acionar as autoridades. E realmente fui atendido até bem, com poucos dias, no mesmo mês de Dezembro foram no local e colocaram a ponte.

Porém por o canal ser largo, a medida da ponte não supria, ficaram de voltar e consertar, fazer uma base no pé do barranco para sustentar a ponte de concreto. Aí que tá, por que as pessoas não botam fé em políticos. Na data de 13 de Março de 2024 um amigo mencionou que essa ponte foi tema de uma conversa interna. Hoje, 21 de Maio de 2024 ainda nada, mas a esperança é que, é ano de eleição… rsrs!


Conclusão: Parece que eu estou reclamando, não, estou pontuando, algo que podemos melhorar, estou tentando entender para dar uma solução, e isso será bom pra mim, para os outros moradores, para os comerciantes e também para o turista que vem curtir esse lugar maravilhoso.

Se estou gostando daqui?
Muito, estou amando esse lugar, dormir com o barulho do mar, acordar e olhar para o sol refletindo nessa imensidão de água, não tem preço. caminhar com os pés na areia, índice super baixo de roubos e crimes, o policiamento é bom. Vale a pena vir conhecer, você vai se encantar, vai querer morar aqui, eu sei. Me conta depois! rsrs!

 

17 comentários em “Ilha Comprida: É muito bom morar aqui. Mas…”

  1. Ola! Me chamo Debora e estou em busca de uma mudança de vida, justamente ficar mais proxima da natureza já que meu trabalho permite… Sou do ABC paulista e tenho dois filhos adolescentes… Queria muito saber como é a ilha fora de temporada… Se vc tem informações sobre Colégio.
    Obrigada!

    1. Avatar photo

      Olá Débora, apesar de alguns pontos negativos, existe muitas qualidades: Ficar junto a natureza, ter mais qualidade de vida, escola é muito bom, ônibus busca na porta de casa. Quanto a fora da temporada é muita paz, realmente é para quem gosta da tranquilidade. Resumindo, Ilha é bom!

      1. Ola Marcio! Sou de sp e estou de mudança para ilha agora primeira semana de janeiro, estarei indo morar ai no centro, sozinho eu e meus cachorros, espero que eu goste, afinal me aposentei e estou fugindo do inferno que virou aqui, espero fazer amizades na ilha e quando chegar gostaria de convida lo para um café, tudo bem?

        1. Avatar photo

          Olá Rosangela, vejo inúmeras pessoas reclamando que não tem empregos, mas também vejo postagens de comerciantes a procura de profissionais, isso com bastante frequência. Realmente não sei te falar com exatidão. Acredito que vai depender do seu ramo de atuação. Mas se é um sonho venha, quando queremos de verdade, sempre conseguimos. Seja bem vinda!

  2. Claudecir Donizete Ferreira

    Olá Márcio boa tarde tudo bem?
    Gostei muito da sua postagem sobre sua visão a respeito da cidade de Ilha Cumprida, parabéns pelo conteúdo!
    Deixa te perguntar, aluguel de apartamento para uma ou duas pessoas chega até que valor por aí??
    Tenho uma vontade enorme de morar no litoral, mas em uma cidade “calma” como é Ilha Cumprida.

    1. Avatar photo

      Olá Claudecir, venha, você vai gostar. Dá uma estressadinha ou outra, mas compensa, realmente é paz. Quanto a valores de casa ou apartamento mensal, vai depender do tamanho do imóvel. Vejo casa mediana no valor de R$ 900,00 a R$ 1500,00. Mas tem também Ap mobiliado de R$ 600,00 mensais. Locar um imóvel já mobiliado, facilita vocês vir, ficar um tempo e ver se é isso mesmo que pretende. Casas para vendas também é possível encontrar com preços legais.

  3. Olá Niasa, ilha comprida, ah ilha, morar na praia na verdade nunca curti sabe, mais o destino me trouxe pra cá. Quando vim morar com o amor da minha vida, até que eu gostei, mais te confesso, oh lugar difícil viu, aqui tudo é complicado, as vezes bate aquela vontade de pegar a estrada e sumir, acho tudo muito difícil. Vou te confessar! O que me segura aqui é a pessoa que amo, somente isso… rsrs

    1. Oi Juh, tem razão,ohh lugar difícil.
      Estou aqui há 10 meses, o que compensa é o mar, o ar….
      No seu caso, por amor tudo vale a pena 🫶🏼💖.
      Já eu…. pensando se fico por aqui.
      Abraço 🤗

  4. Olà. Sou de sp vim hj na ilha estou a procura de comprar uma casa vc sabe de algo? Ou pode me passar o contato da sua contadora?

    11977458867

  5. Que achado sua página! 🥰 Amei o conteúdo e interação. Estou de mudança para a Ilha, sexta chego com meu Dog😍, alguns panos de corpo e muita vontade de recomeçar. Conheço a Ilha superficialmente, ela foi o caminho que o Pai me deu para efetivar minha conexão com Ele e a Natureza, só BORA!!!
    Zero expectativas, só a Benção, Proteção e Coragem para caminhar o caminho.

    Até breve, vizinhos!

    1. Avatar photo

      Bem vinda Monique! Apesar de algumas pontuações minhas, você está vindo para um mini paraíso. Apesar de tudo, amo esse lugar e você também vai gostar. Desejo todo o sucesso do mundo!

  6. Oi Márcio amei seus posts. Penso em me mudar pra Ilha Comprida, mas acho o fim do mundo as coisas que voce pontuou em relação aos atendimentos. Será que a vida “tranquila” daí supera esse tipo de problema?

    1. Avatar photo

      Clélia, a gente acostuma, mesmo com essa diferença gritante em relação a outras cidades, eu gostou daqui, e temos que a cada dia aprender a lidar com o mal humor dos comerciantes. Mas existe estabelecimentos bons, poucos mais existe. Vale a pena sim rsrsr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *