Como se Tornar um Empreendedor “MEI”?

Como se Tornar um Empreendedor “MEI”?

Se você está iniciando um negócio e gostaria de registrá-lo para ter acesso a um CNPJ, que lhe permitirá obter boas linhas de crédito, financiamentos, e outras vantagens, mas não sabe como, talvez uma boa opção seja tornar-se Empreendedor MEI.

O Que é MEI?

Criado em 2008, o Microempreendedor Individual permite que trabalhadores informais possam formalizar os seus negócios, com uma carga de impostos mais baixa.

Quem pode ser MEI?

Qualquer pessoa acima de 18 anos de idade e que tenha um CPF válido no Brasil pode se Tornar um Microempreendedor Individual (MEI).

Benefícios do Empreendedor MEI?

Um CNPJ transmite maior segurança para o seu cliente e mais credibilidade para seu negócio. Além ainda oferece outras vantagens como:

Menos Impostos – O MEI está enquadrado no Simples Nacional, desta forma está isento dos tributos federais, como PIS, IPI, Cofins, Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.

Benefícios Previdenciários – O Empreendedor MEI terá direito a aposentadoria por idade, 65 anos para homens e 60 anos para as mulheres.

A lei também garante a aposentadoria por invalidez. Para ter direito o MEI terá de contribuir para a Previdência Social pelo prazo mínimo de 12 meses, que serão contados a partir do primeiro pagamento em dia.

A contribuição por no mínimo 12 meses para a Previdência Social, ainda garante o auxílio doença, sempre contando a partir do primeiro pagamento em dia.

Para as mulheres, o MEI garante o Salário maternidade, neste caso são necessários no mínimo 10 meses de contribuição para a Previdência Social, a partir do primeiro pagamento realizado em dia.

Qual o faturamento do MEI?

O Trabalhador MEI pode ter um faturamento anual de até 81 mil reais por ano, ou seja, R$ 6.750,00 mensais, contando de primeiro de janeiro a 31 de dezembro do mesmo ano.

Quem não pode ser Mei?

Embora seja bem fácil se tornar um Empreendedor MEI, ainda assim existem algumas restrições, são elas:

  • Não ser um Servidor Público Federal em plena atividade;
  • Servidores públicos municipais e estaduais precisam observar critérios que são estabelecidos pelo próprio estado ou município;
  • Não pode ser um Pensionista do RGPS/INSS inválido;
  • Não poderá ser titular, administrador ou sócio qualquer outra empresa;
  • Não poderá ter mais de um estabelecimento funcionando;
  • Ter mais de um empregado contratado com carteira assinada e ganhando salário mínimo.

Como se tornar um Empreendedor MEI?

Para se tornar um Empreendedor MEI o processo é bem simples, confira:

Passo 1 – Acesse o Portal do Empreendedor e clique no botão “FORMALIZE-SE”.

Passo 2 – Crie sua conta de identificação no site oficial do Governo Federal (gov.br).

Passo 3 – Você será direcionado ao Formulário de registro. A Partir daí, basta preencher com seus dados pessoais, endereço válido, nome fantasia da sua nova empresa, ramos de atividade principal que deseja trabalhar como MEI, atividades secundárias, capital inicial, e por último confirmar as informações clicando nos termos de registro.

Pronto, a partir de agora você já é oficialmente um MicroEmpreendedor Individual, e poderá no próprio portal imprimir seu certificado de empresário, que vale também como alvará, seu cartão de CNPJ, e o carnê de contribuições que deve ser pago todos os meses.

Conclusão

Para algumas profissões e negócios, ter um CNPJ é extremamente importante, ainda mais se você deseja crescer e fazer tudo acontecer da maneira correta. O MEI permite que você formalize seu negócio e possa negociar tranquilamente, emitir nota fiscal e garantir seus benefícios previdenciários como aposentadoria e benefícios por invalidez.

Se pretende se tornar um Empreendedor digital, o CNPJ vai fazer toda a diferença, a internet é feita de autoridade e confiança e seus clientes irão se sentir mais tranquilos em trabalhar com uma empresa séria, que seja legalmente formalizada.

Portanto, torne-se agora mesmo um Empreendedor MEI e alavanque os seus negócios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *