O marketing de influência tem se mostrado cada vez mais uma alternativa rentável para empresas dos mais diversos segmentos. Portanto, as ações com influencers não é mágica, exigem muito planejamento e estudos para que efetivamente fazer sentido para uma marca.
Mas, o que é um influenciador digital?
Influenciador digital é uma pessoa que possui um público fiel e engajado em seus canais online e, em que exerce a capacidade de influência na tomada de decisão de compra de seus seguidores.
Simplificando: É gente como a gente, mas com uma legião de seguidores nas redes sociais. Esta é uma das melhores definições de um influenciador digital!
Ah, você deve estar se perguntando: Vale a pena envolver a minha empresa em alguma campanha digital com influenciadores, te respondo com muita certeza de experiência própria, mas também vamos tirar algumas dúvidas antes de investir uma boa grana para divulgar seus produtos ou serviços nesse grande universo internet.
Sim, vale muito a pena firmar uma parceria com um influenciador digital, mas devemos observar alguns fatores fundamentais para conseguir um resultado vantajoso e consiga engajar a sua marca em uma campanha com um influencer.
Fazer um filtro, separar esses profissionais, procurar entender quem é aquele indivíduo, como ganhou fama e conseguiu desenvolver o seu talento e chegar nesse status, se é um criador de conteúdo, ator/atriz, cantor, apresentador, político, palestrante, empreendedor ou ganhou a fama com um vídeo viralizado na internet, entre outras muitas opções que pode tornar uma pessoal uma influenciadora.
Você já deve ter ouvido do seu pai, tio ou avô, e até mesmo das pessoas mais jovens, que o melhor marketing é o boca a boca. Não é mentira, é realmente uma boa opção, ser indicado é quase uma venda casada, desde que você faça por onde, bom atendimento, bom produto e serviço e um bom pós venda, pois é, assim é o papel de um digital influencer, ele não fará nada mais que uma indicação de sua marca para um público que pertence a ele, e talvez ali você não chegaria facilmente, por isso a necessidade de filtrar bem esses influenciadores para atingir uma comunidade bem próxima aquela que já consome o seu produto ou serviço.
Mas vamos lá, como contratar um influenciador e como paga-lo por sua prestação de serviço?
Como dizemos no tópico anterior, primeiro localizar aquele que mais tenha mais ligação com a sua marca e em seguida fazer contato com esse profissional, apresentar a sua atividade e bater um papo sobre como ele pode ajudar com a divulgação de sua marca, produtos ou serviços.
Você pode também enviar um produto ou kit para um influenciador digital encurtando o caminho, apresentando o seu produto para que ele faça uma degustação e assim mostra as vantagens desse recebido para os seus seguidores.
O caminho mais fácil é iniciar uma troca de ideias diretamente pelas redes sociais do influenciador, alguns vão responder e ser super cortez contigo, outros simplesmente não respondem srrs, outros vão pedir: Fale com minha assessoria.
O fato, é que esse universo é até divertido e apesar de digital, é muito palpável.
Já sobre a remuneração, alguns apenas recebendo um kit de seus produtos já faram um baita merchan, trata-se apenas de um relacionamento em que a marca está disponibilizando o seu conteúdo para o influenciador digital, e fica a critério dele aceitar, se interessar pelo assunto e criar um conteúdo para seus seguidores com esta oportunidade.
Outros vão te enviar uma proposta para um valor em dinheiro pelo serviço prestado e até mesmo a sugestão de um contrato assinado para divulgação de sua marca por um período.
O interessante de tudo isso é que de qualquer forma, quando você encontra um influenciador que esteja em sintonia com o conceito de atuação da marca, o resultado pode ser extraordinário.
Essa fórmula pode ser ainda mais garantida e de sucesso absoluto se você optar por essa parceria com intermédio de uma agência de publicidade com especialização nesse tipo de campanha, e que já possua uma lista de influenciadores.
Para finalizar, Influenciador digital, será o novo boca a boca? Acredito que sim, e você já tem uma opinião sobre isso, deixe seu comentário.